terça-feira, 14 de agosto de 2018

Análise Literária!

 análise literária, nada mais é, que a decomposição de um textocom a finalidade de analisar cada um dos componentes que o constitui, sendo assim, podemos afirmar que é estudar cada um dos aspectos integrantes de uma narrativa.
Analisar as estruturas de uma obra deve ser feita de maneira que se possa melhor compreender, interpretar e assimilar todos os sentimentos e valores passados pelo texto.
Ao tentarmos aplicar a análise literária numa obra, devemos ter a consciência de que precisamos fazê-la como um todo, ou seja, analisar todo o conjunto de características do texto para podermos verdadeiramente compreendê-lo.
O erro mais comum daqueles que querem analisar uma obra, dá-se no desconhecimento dos principais elementos que compõe a estrutura de um romance, pois apenas escrever um comentário sobre a obra não pode ser considerado uma análise, por mais correto ou relevante que o comentário seja.
É preciso que se examine cada um dos principais elementos presentes na narrativaantes de se tirar quaisquer conclusões sobre uma obra.
Portanto, separamos cada um desses elementos a serem analisados, logo após a leitura da obra, para que se possa fazer uma boa análise literária. Confiram:
  1. Enredo
Conceito de enredo dentro de um texto narrativo baseia-se no conteúdo do qual o texto se desenvolve, se constrói; ou seja, primeiramente, deve-se encontrar o conflito da história, o determinante de toda a tensão da trama ao decorrer da narrativa e a força motriz principal de todos acontecimentos da história ou motiva as personagens, pois o enredo e personagem dependem um do outro.
Todo enredo apresenta-se na estrutura do conflito, sendo assim, é necessário encontrar os três pontos principais da obra: o início, desenvolvimento e clímax.
  • O início é quando nos é imposto o conflito do romance, é o expor da situação que culminará em todo o desenrolar da trama;
  • O desenvolvimento são todas as consequências que o conflito trará, todos os altos e baixos e níveis de tensão apresentados para se resolver o conflito principal;
  • O clímax são os acontecimentos finais da problemático, é onde o conflito tem seu desfecho, todas as consequências que tal conflito culminou;
Obs: Pode se iniciar uma obra pelo desfecho e depois serem apresentados o início e o desenvolvimento do conflito. Isso pode ocorre em obras que se utilizam de flashbacks para narrarem os acontecimentos e isso pode ocasionar a ordem cronológica dos acontecimentos, mas a verdade é que esses três pontos (início, meio e fim) do conflito estarão presentes em todos os textos narrativos.
Resumidamente, podemos finalizar a dizer que o enredo é o esqueleto de uma obra literária.
  1. Tempo e espaço
    analise-literaria
    Foto: Reprodução
tempo e o espaço referem-se ao contexto histórico e o local onde a narrativa se desenrola. No decorrer da narrativa, podemos encontrar os acontecimentos históricos presentes no romance e determinar em que época a história se passa, como também, o local onde ela se passa através das referências sobre os ambientes e lugares citados.
tempo e o espaço podem estar presentes numa obra de forma clara, ou seja, diretamente citada pelo narrador ou personagens, ou então, de forma mascarada, quando apenas as descobrimos ao ligarmos alguns fatores citados no texto, como, por exemplo:
  1. Se a narrativa nos apresenta na época da ditadura, pressupomos que o tempo da narrativa acontecem em meados de 1964 e 1985, e assim teremos uma ideia do tempo em que se passa a história.
  2. Se a ambientação nos apresenta a rua do Ouvidor, podemos concluir que a cidade onde se passa a história é o Rio de Janeiro, pois essa rua é famosa naquela cidade, além disso, também podemos identificar o espaço através das descrições dos ambientes caso seja possível analisar e identificar algum aspecto social de um determinado lugar.
Obs: Caso o tempo e o espaço não possa ser definido, podemos colocar como não-identificados ou não-definidos. Outro caso é quando a narrativa acontece numa cidade/estado/país inexistente, é sempre importante dizer de que se trata de um local fictício.
  1. Narrador
narrador é a entidade que conta a história, podendo se apresentar das seguintes formas:
  • Narrador observador: narrador que não é personagem da história, sendo o mais comumente adotado pelos escritores.
  • Narrador personagem: narrador que faz parte da história.
Obs: Dentro desses narradores, podemos encontrar a narrativa em 1ª e 3ª pessoa.
Na linguagem é possível analisar a forma como a obra é escrita e até mesmo narrada, podemos ter uma ideia disso ao pegarmos um livro antigo e vermos como a linguagemé diferentemente da atual.
Esse é o primeiro passo para saber da linguagem, podemos dizê-la como uma narrativa de linguagem simples ou rebuscada, formal ou informal, culta ou marginalizada etc.
Outro aspecto a ser adotado é analisar os estilos de linguagem. Fazer esse tipo de análise é mais complicado e exige um pouco mais de conhecimento sobre o assunto, mas em alguns casos eles são fáceis de se identificar e sempre acrescentam bons pontos para uma boa análise literária.


  1. Personagenscrianca-lendo-e-imaginando
As personagens devem ser analisadas tanto nos aspectos físicos como nos aspectos psicológicos. Contudo, é necessário respeitar a orem de importância das personagens da seguinte forma:
  • Personagens principais (protagonista(s) e antagonista(s));
  • Personagens secundárias.
Obs: A análise das personagens principais devem ser feitas de forma mais completa, além de descrições físicas e psicológicas, podemos analisar alguns aspectos sociais e históricos, se houverem, como também, deve-se traçar um perfil mais aprofundado sobre suas motivações, desejos e anseios.
6. Sinopse
Após analisarem todos esses aspectos, chegamos à sinopse. Quando se tem o pleno conhecimentos dos aspectos anteriores de uma obra, escrever uma breve sinopse geral da narrativa ajuda a verificar todo o conhecimento absorvido através da análisede cada um dos pontos anteriores.
Se vocês conseguirem a essa altura escreverem dificuldades a sinopse da obra, estarão preparados para a última e mais importante parte da análise literária.
7. A importância da obra
Depois de todo esse processo de análise dos elementos que compõe uma narrativa literária, vocês estarão prontos para discorrer sobre o livro como um todo.
Basta seguirem as suas próprias opiniões baseadas nas estruturas textuais analisadas acima e, a partir disso, determinar a importância de cada obra para a literatura.

Confraternização com os meus queridos da EJA:




Nenhum comentário:

Postar um comentário