segunda-feira, 30 de julho de 2018

Projeto - Grafite


Audima

    Grafite é o nome dado as inscrições feitas em paredes desde o Império Romano. Embora as pinturas rupestres seja o primeiro exemplo de grafite que encontramos na história da arte.
Surgiu no fim dos anos 70 nos Estados Unidos. Se tornou uma linguagem de protesto.
Grafite é uma inscrição caligrafada ou desenho pintado sobre um suporte que não é para essa finalidade. É uma forma de protesto popular através da arte.
A palavra Grafite significa escritas feitas com carvão. Era comum entre os romanos escrever com carvão palavras de protestos nas paredes de suas construções.
Atualmente o grafite é uma forma de expressão, apesar de muita discussão a respeito do assunto.
Grafite
Grafite Aalborg (Dinamarca), 2003.
Na linguagem comum, a pintura de grafite é o resultado de textos abstratos nas paredes de fins livres, criativas e ilimitadas de expressão e difusão em que sua essência é para mudar e evoluir.

Origem

É um termo que vem do italiano de graffiti , plural de graffito, que significa “marca ou inscrição feita por raspagem ou arranhão uma parede.
Os arqueólogos e epigrafistas assim chamam inscrições espontâneas que têm sido nas paredes desde a época do Império Romano.
Grafite
Grafite em Lima (Perú), 2016

História

Entre os romanos foi acentuada o hábito ocasional de escrever nas paredes e colunas.
Slogans políticos , insultos , declarações de amor, etc; juntamente com uma vasta gama de desenhos animados e desenhos em áreas menos afetadas pela erosão , como na caverna – santuário em paredes enterrados nas catacumbas de Roma ou nas ruínas de Pompéia e Herculano , onde foram protegidos pela cinza vulcânica.
Nos tempos modernos também exemplos, feita por marinheiros e piratas em suas viagens, quando eles pisaram em terra firme, deixando suas iniciais ou pseudônimos marcados nas rochas ou cavernas, queimando um pedaço de cortiça.
Grafite
Pintado em Sesimbra, Portugal
Hoje em dia, o grafite tem vários usos atuais e estilos mais inovadores estão surgindo a cada dia.
O Grafite tem permeado a sociedade o suficiente para ter-se uma parte da cultura popular americana. Marcas como Nike incorporaram aspectos estéticos de grafite em seus produtos, enquanto outras marcas como a IBM, têm usado o grafite como um meio de marketing.
Um uso comum do grafite é disseminar idéias políticas.A subcultura de grafiteiros tende a se rebelar contra a autoridade e os meios de comunicação de massa.
As agendas políticas a ser promovido pela artista varia de indivíduo para indivíduo. Ambos os lados de uma questão política pode ter suas próprias formas de grafite.


    Para saber mais sobre pichação, grafite, arte urbana e a história do grafite em São Paulo,  vamos acessar: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38766202

         Para saber mais sobre os artistas "Os Gêmeos" e encontrar fotografias de suas obras, acesse: http://www.osgemeos.com.br/pt/biografia/

Confira também no link: Avião com grafite vira obra de arte: https://www.youtube.com/watch?v=a38xoWB6NAw

Atividade feita pelos alunos:

 
VITÓRIA SÓRIA - TURMA:21
 
MARKS

OSEIAS - TURMA:21


Agora responda às questões abaixo:

1- Na sua opinião grafite é arte ou vandalismo? Justifique. 

2- 
As imagens acima são exemplos de arte urbana em Cuiabá. Trata-se de uma intervenção do grupo "7 anões de lata" que,  usando a técnica estencil ,imprimiram imagens sobre postes, em cartazes colados nas paredes ou diretamente nos muros das ruas. A respeito da arte urbana marque V ou F. 
(   ) A arte urbana é uma manifestação  de protesto ilegal, realizado em edifícios e espaços públicos. 
(   ) A arte urbana enfoca a relação entre a arte e a cidade,  as expectativas e as expressões criativas de seus moradores. 
(   ) A arte urbana se manifesta através do grafite, do estencil,  de cartazes, adesivos..

3- Após a visita no site sobre a biografia dos gêmeos escolha duas fotografias de suas obras que você achou mais interessante. 

4-  Leia o texto e assinale a alternativa correta:

5- Observe as imagens (texto 1 e 2 ) e assinale alternativa correta:




Nenhum comentário:

Postar um comentário