segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Atividade para 28/11/2012

      JOÃO LINK
      TURMA 61- 2 MÓDULOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

1-      Assinale apenas as orações:

A)    Lista de alunos.
B)     Silêncio!- criança recém –nascida.
C)    João ofereceu um livro à Joana.
D)    Cuidado!
E)     Ele não concordou com a menina então a deixou.

2-      Separe os períodos e classifique-os em simples ou composto:

a)      O povo anseia que haja uma eleição justa.
b)      O menino sujou seu uniforme.
c)      Estamos na etapa final.
d)      Querendo ou não, ele aceitou a escolha da esposa para que o casamento continuasse.
e)      O Brasil é um país de dimensões continentais.

3-      Sublinhe o sujeito com um traço e o predicado com dois.Depois classifique-os.
a)      Ele foi pego com a boca na botija.


b)      Amigos e inimigos verdadeiros estão sempre atentos.


c)      Não gostei.


d)      Há alunos lindísssimos nesta sala.


e)      Trata- se de uma matéria importante.


f)          Ventou muito ontem.

      4- Identifique o Aposto e o Vocativo nas Frases Abaixo:
      01. Chegou a hora da verdade, amigos.
      02. Cuidado com o carro, seus loucos!
      03. O senador foi à festa com a namorada, Marcia.
      04. Acorda, São Paulo.
      05. Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado.
      06. A ordem, meus amigos, é a base do Exército.
      07. Mário possui três filhas: Janaína, Vitória e Bruna.
      08. Obrigado, doutor.

   5- Observe a tirinha abaixo:


Agora responda:
a) Podemos dizer que temos orações em todos os quadrinhos?
b) Qual o sujeito do primeiro quadrinho?
c) No terceiro quadrinho temos uma palavra escrita de maneira incorreta.Qual é a palavra?

6- Crie frases com as palavras abaixo funcionando como vocativo.
a) Professor
b) Crianças
c) Karina e Paulo

7-Leia o texto abaixo e assinale a questão correta.

O CADERNOSou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.
(...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.

a)- A expressão “A vida segue sempre em frente” indica que na vida:
a) tudo acaba.
b) tudo passa.
c) tudo estaciona
d) tudo fica como está.
e) passamos por fases.

 b) No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem
a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.
e) da leitura.

 c) - A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno
a) gosta muito de todas as crianças.
b) fala como se fosse uma pessoa.
c) sonha com desenhos coloridos.
d) gosta muito de rabiscar.
e) fica triste por ser deixado de lado.

 d) O sujeito da frase" Sou eu que vou seguir você" é:
a)Você
b) eu
c) que
d) vou seguir
e) o sujeito está oculto

9- Agora vamos fazer a leitura da fábula de Millor Fernandes:


A CAUSA DA CHUVA
1.         Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.
2.        – Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.
3.        – Ora, que bobagem! disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
4.        – Como assim? disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que tem dentro.
5.        Nesse momento começou a chover.
6.        - Viram? gritou a galinha. O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
7.      – Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.
8.      – Mas, como assim? tornava a lebre. Parecem cegos? Não vêem que a água cai das folhas das árvores?
_____________________________________________
 10 - Agora faça todas as questões propostas:

Assinale a única opção correta de acordo com o texto:
1. Percebe-se claramente que a causa principal da inquietação dos animais era:
a.(   ) a chuva que caía      b.(   ) a falta de chuva         c.(   ) as discussões sobre animais     d.(   ) a conclusão  a que chegaram

2. A resposta à questão 1 é evidenciada pela seguinte frase do texto:
a.(   ) “Uns diziam que ia chover…” (parágrafo 1)
b.(   ) “… outros diziam que ainda ia demorar.” (parágrafo 1)
c.(   ) “Mas não chegavam a uma conclusão.” (parágrafo 1)
d.(   ) “Não chovia há muitos e muitos meses.” (parágrafo 1)

3. O sapo achou que o esclarecimento feito pela galinha era:
a.(   ) correto       b.(   ) aceitável     c.(   ) absurdo     d.(   ) científico

4. A expressão do texto que justifica a resposta da questão 3 é:
a.(   ) “Como assim?” (par. 4)     b.(   ) “Viram?” (par. 6)     c.(   ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)     d.(   ) “Parecem cegos?” (par. 8)

5. A atitude da lebre diante das explicações dadas pelos outros animais foi de:
a.(   ) dúvida interrogativa       b.(   ) aceitação resignada       c.(   ) conformismo exagerado            d.(   ) negação peremptória

6. A expressão do texto que confirma a resposta à questão 5 é:
a.(   ) “Como assim?” (par. 4)     b.(   ) “Viram?” (par. 6)    c.(   ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)     d.(   ) “Parecem cegos?” (par. 8)

7. A fábula de Millôr Fernandes é uma afirmativa de que:
a.(   ) as pessoas julgam os fatos pela aparência
b.(   ) cada pessoa vê as coisas conforme o seu estado e seu ponto de vista
c.(   ) todos tem uma visão intuitiva dos fenômenos naturais
d.(   ) o mundo é repleto de cientistas

8. O relato nos leva a concluir que:
a.(   ) a galinha tinha razão
b.(   ) a razão estava com o sapo
c.(   ) A lebre julgava-se dona da verdade.
d.(   ) as opiniões estavam objetivamente erradas.

9. Cada um dos animais teve sua afirmação satisfeita quando:
a.(   ) a discussão terminou
b.(   ) chegaram a um acordo
c.(   ) começou a chove
d.(   ) foram apartados por outro animal

10. Toda fábula encerra um ensinamento. Podemos sintetizar o ensino desta fábula através da frase:
a.(   ) A mentira tem pernas curtas.
b.(   ) As aparência enganam.
c.(   ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
d.(   ) Não julgueis e não sereis julgados.



 

TURMA 51 - 1 MÓDULO

Leia este poema, do escritor escocês Robert Louis Stevenson:

Minha cama é um veleiro

A minha cama é um veleiro;
Nela me sinto seguro;
Com minha roupa de marinheiro,
Vou navegando no escuro.

De noite embarco e sacudo a mão
Para os amigos no cais;
Fecho os olhos e pego o timão;
Não ouço nem vejo mais.

Cauto marujo, levo em segredo
Para a cama uma fatia
De bolo e também algum brinquedo,
Pois é longa a travessia.

Corremos de noite o mundo inteiro;
Mas quando chega a alvorada,
Eis-me a salvo em meu quarto e o veleiro
De proa bem amarrada.


Robert Louis Stevenson


Questões:

1- Descubra o significado das seguintes palavras.Não esqueça de colocar o significado mais adequado ao texto.
a) alvorada
b) cais
c) cauto
d) timão

2- O poema trata de uma viagem.Observe a primeira estrofe:
a) O que é um veleiro?
b) O que o poeta quer dizer com o verso"A minha cama é um veleiro"?
c) Portanto, que tipo de viagem ele faz?
d) O que pode ser, na vida real, a "roupa de marinheiro" que ele veste para fazer a viagem?

3- O bserve os versos da segunda estrofe.
a) Quem ou o que podem ser os "amigos no cais"?
b) O que representa o "timão", que vai conduzir a embarcação?

4- O poeta leva para a viagem uma fatia de bolo e um brinquedo.Na sua opinião por que ele faz isso em segredo?

5- A viagem dura a noite toda.Que palavras da última estrofe mostram que a embarcação chegou ao seu destino?

6- Quase toda a aventura envolve um pouco de risco e medo.
a) O poeta revela sentir medo de navegar num veleiro real?Justifique sua resposta com um verso da primeira estrofe.
b) Que expressão da última estrofe mostra que o poeta, ao chegar, sente-se bem e aliviado?


AGORA VOCÊ É O ESCRITOR

   Produza um poema contando uma aventura real ou imaginária.
   Eis, algumas sugestões de título:"Minha cama é um avião", "Minha cama é um submarino", "Minha cama é um tapete voador".Mas, se preferir, invente outro.
   Quando concluir, leia seu poema para os colegas e escute o deles.Na aula seguinte, nós vamos passar a limpo e expor na sala de aula.

BOM TRABALHO!!!

"O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno."

Nenhum comentário:

Postar um comentário