quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aula de Redação - 31/10/2012

ENTENDENDO O PARÁGRAFO
 Os períodos se organizam em parágrafos. Mas, diferente do período, o parágrafo não é uma organização essencialmente sintática. Ele tem uma função estética e também estrutural.
   O parágrafo é identificado no texto pelo seu inicio afastado da margem do papel, o que facilita tanto ao escritor como ao leitor, percebê-lo de forma isolada para que de modo analítico, capte as idéias principais do texto e posteriormente, sintetizá-las compreendendo então o texto num todo. 
   Ele avisa o leitor de que está começando outro bloco de ideias, relacionado com o anterior e o posterior, se houver.
   O parágrafo é recurso visual, pois o nosso pensamento não é organizado na forma de parágrafos. Mas na hora de redigir, precisamos organizá-lo numa linguagem comum a nós e a nosso leitor. 

  • Vamos iniciar a atividade redigindo um parágrafo intitulado “A televisão prejudica a sua vida”, imaginando que este parágrafo seria publicado em um jornal da cidade, na seção destinada à opinião do leitor.
  • Depois vocês vão fazer uma reflexão sobre o próprio texto a partir dos questionamentos a seguir.
           a)    Qual é a idéia principal do seu parágrafo?
           b)    Que outras ideias você utilizou para desenvolver a sua ideia principal?
           c)    O que você concluiu em seu parágrafo.
           d)    Você considera que o seu parágrafo ficou bem organizado? Por quê?
       
           Como organizar o parágrafo?

     Leia o parágrafo com atenção e depois responda às questões propostas:
                                    
Bicicleta híbrida usa sistema da fórmula 1
         Embora não tenha produzido resultados expressivos no combate ao aquecimento global, a reunião dos líderes mundiais em Copenhague, nas últimas duas semanas, serviu de cenário para o lançamento de uma simpática novidade tecnológica. Um aparelho em forma de disco desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, em parceria com o governo italiano, transforma a bicicleta comum num veículo híbrido, com um pequeno motor movido a energia elétrica. Para isso, basta encaixá-lo na roda traseira da bicicleta, ligando-o à coroa dentada menor. A adaptação resulta num veículo bem diferente das bicicletas elétricas tradicionais, com seu emaranhado de fios e baterias. O aparelho permite que a bicicleta atinja a velocidade de 25 quilômetros por hora sem o auxílio dos pedais - e ajuda bastante a enfrentar ladeiras íngremes. Os idealizadores do protótipo apresentado na Dinamarca, batizado de Roda de Copenhague, esperam que o veículo incentive o uso dos meios de transporte não poluentes no dia a dia.

  • Questões:
  • a)    Separe este parágrafo em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • b)    Qual é o tema abordado por esse parágrafo? Comprove a sua resposta assinalando uma expres são que faça referência a esse tema em cada uma das partes do texto.
  • c)    Faça uma análise: o que é apresentado em cada uma das partes do texto.

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